ANSIEDADE NA INFÂNCIA: UMA ABORGAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

  • Kelin Patzlaff Faculdade da Serra Gaúcha
  • Vivian Cristina Leder Kratz Faculdade da Serra Gaúcha
  • Claudia Medeiros de Oliveira Faculdade da Serra Gaúcha

Resumo

Com o objetivo de identificar as principais características de ansiedade em crianças e as abordagens e recursos terapêuticos que a Teoria Cognitivo-Comportamental (TCC) oferece para o tratamento destas características, o artigo traz uma revisão de bibliografia acerca dos fundamentos da TCC, da ansiedade na infância, e dos recursos da TCC para o tratamento de características ansiosas em crianças. Para melhor compreender as intervenções na prática clínica, foram entrevistadas duas profissionais especializadas na área acerca dos métodos mais utilizados para o diagnóstico e o tratamento, além dos resultados alcançados. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados e relacionados com a teoria encontrada na revisão bibliográfica. A prevalência dos Transtornos de Ansiedade em crianças e as possíveis comorbidades, inclusive na fase adulta, justificam a pertinência do tema, assim como os significativos efeitos da terapia cognitivo-comportamental para lidar com o problema. Entre os principais resultados encontrados destacam-se a importância da psicoeducação em crianças e pais, o uso de abordagens lúdicas e livros para entrar no mundo infantil, o trabalho com pensamentos e comportamentos disfuncionais, e a importância de envolver a família e a escola no tratamento.

Biografia do Autor

Kelin Patzlaff, Faculdade da Serra Gaúcha
Vivian Cristina Leder Kratz, Faculdade da Serra Gaúcha
Claudia Medeiros de Oliveira, Faculdade da Serra Gaúcha
Publicado
2015-03-27