TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA PELO COVID-19
Resumo
O trabalho doméstico no Brasil configura-se como sendo profissão na qual há enorme contingente de empregados informais, tendo em vista que 72% da categoria não assina a carteira (IBGE, 2019), o que proporciona aos domésticos um contexto laboral sustentado pela precariedade, vulnerabilidade e desvalor. Neste sentido, situações excepcionais que afetam diretamente a manutenção do emprego e a subsistência do empregado, como a pandemia relacionada ao Covid-19 (ONU, 2020), acarreta em inúmeros prejuízos aos trabalhadores de modo geral, e mais ainda a classe dos domésticos, devido à herança histórica da falta de regulamentação e reconhecimento desta categoria profissional. Dito isto, o objetivo do presente estudo é discorrer acerca do cenário do trabalho doméstico brasileiro no contexto da pandemia por Covid-19, ilustrando as vulnerabilidades enfrentadas pelos domésticos durante esta nova realidade.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Direitos Humanos da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, italiana, espanhola.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente.
Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.