VINCULAÇÕES PESSOA-AMBIENTE
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA AMBIENTAL PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO AO TERRITÓRIO
Resumo
As iniquidades de apropriação territorial historicamente engendradas no Brasil, privilegiaram o desenvolvimento oligárquico e a concentração de terras, perpetuam até os dias atuais (ALCÂNTARA FILHO; FONTES, 2009) e permanecem causando impactos ético-político e afetivo na relação dos sujeitos com os seus territórios. O intuito deste trabalho, nesse sentido, é apresentar a Psicologia Ambiental enquanto uma ferramenta para o estudo dessas inter-relações, bem como de transformação social, através do reconhecimento de habilidades de enfrentamento que provém dos afetos construídos pelos sujeitos no ambiente.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Direitos Humanos da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, italiana, espanhola.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente.
Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.