A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA INOVAÇÃO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE SANTA CATARINA
Resumo
Com a intensa concorrência internacional, as mudanças tecnológicas e a necessidade dos consumidores de buscar produtos e serviços novos, o mercado tem pressionado as organizações a buscar algo inovador para se manterem no mercado competitivo. Estudos têm notado que a aprendizagem organizacional pode ser vista como uma variável fundamental para o desempenho da inovação e, consequentemente, para a sobrevivência das empresas. Mesmo diante da Crise Econômica Brasileira desde 2015 uma das regiões menos afetadas e que ainda mantem maior índice de emprego é o Estado de Santa Catarina. Além disto, a indústria de transformação precisa constantemente se aperfeiçoar e para tanto, tem-se a aprendizagem organizacional. E quanto, mais capacitada em termos de conhecimento esteja a indústria de transformação, poderá ter uma performance satisfeita quanto a inovação de seus produtos. No segmento de indústria de transformação, um dos tipos de inovações mais importantes é a inovação de produtos. Diante disto, o objetivo geral deste estudo é analisar a influência da aprendizagem organizacional (AO) no desempenho de inovação de produtos (DIP), nas indústrias de transformação de Santa Catarina. Para alcançar este objetivo foi aplicada uma pesquisa quantitativa descritiva em organizações pertencentes ao setor da indústria de transformação, formada por 24 setores industriais. Participaram da pesquisa diversos setores industriais, localizados nas regiões Vale do Itajaí, Sul, Norte, Oeste, Grande Florianópolis e Serrana do estado de Santa Catarina. Aplicou-se um questionário para colaboradores em nível tático e estratégico que atuavam diretamente com departamentos de produtos e projetos. A amostra foi composta por 225 respondentes, os dados foram analisados por meio da técnica estatística e análise fatorial confirmatória (AFC) e modelagem de equações estruturais (MEE). Com os principais resultados da pesquisa foi possível constatar que no que se refere a aprendizagem organizacional, as indústrias de transformação estão percebendo que o item de maior influência na Aprendizagem Organizacional é o “enfrentamento de situações adversas por parte de seus colaboradores” com uma carga fatorial de 96%, por isso os incentivam a enfrentarem situações novas e desconhecidas. Identificou-se que o fator que mais influência no Desempenho de Inovação de Produtos é a “eficiência”, ou seja, as empresas estão mais preocupadas em melhorar seus processos e métodos de inovação. E por fim, atendendo ao objetivo geral, foi possível comprovar que há influência da aprendizagem organizacional no desempenho de inovação de produtos. A relação se deu por uma carga de 62%. Dessa forma, é positiva a relação de Aprendizagem Organizacional permite as organizações pesquisadas a obterem melhor Desempenho de Inovação de Produtos.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em outra Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação da Revista Global Manager ;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, italiana, espanhola.
5- Os autores do artigo, cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente. Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.