A INFLUÊNCIA DO CLIMA MOTIVACIONAL PARA MAESTRIA NAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS: ÊNFASE NA PATINAÇÃO ARTÍSTICA
Resumo
Estudos tem reportado baixos níveis de desempenho motor em crianças. Com intuito de potencializar o desenvolvimento pesquisadores sugerem a implementação de programas interventivos para compensar atrasos motores quando estes são diagnosticados. Diferentes metodologias têm sido implementadas entretanto na atualidade benefícios motores efetivos tem sido reportados em crianças que implementam o clima e motivação para maestria na aprendizagem motora. Até o presente momento, não foram encontrados estudos científicos que reportaram os benefícios desse clima na patinação. Objetivo: verificar a influência de um programa de intervenção motora com o clima motivacional para maestria no ensino da patinação artística no desempenho das habilidades motoras fundamentais. Métodos: Participaram do estudo 40 meninas (5 a 11 anos), organizadas em grupo educação física (GE) (n=20 M=6.96 DP=0.71) e grupo patinação (GP) (n=20 M=7.59 DP=1.35), provenientes de escolas pública e privada. As meninas dos dois grupos foram avaliadas com o Test of Gross Motor Development – Third Edition na pré e pós-intervenção. O GP participou de 20 aulas de patinação com Clima de Motivação Orientado para Maestria, enquanto o grupo GE manteve aulas de Educação Física regulares. General Linear Model com medidas repetidas e Post-hoc Tests foram utilizados. Resultados: Os resultados indicaram: (1) Interações significativas tempo x intervenção para habilidades de locomoção e controle de objetos; (2) GP demonstrou desempenho superior ao GE no momento pós intervenção em saltito, corrida lateral, rebater com as duas mãos, rebater com uma mão, quicar, chutar, arremesso por baixo e no subteste CO,(p<0.005); (3) no GP crianças com mais tempo de prática apresentaram desempenho superior no pos intervenção na corrida lateral e arremesso por baixo (p<0.05) comparada as cirancas com menor tempo de pratica; (4) ao longo do tempo, o GP apresentou mudanças positivas e significativas na, corrida, galope, salto horizontal, corrida lateral, receber, chutar, arremessar por cima, e nos subtestes LOC e CO (p<0.05); (5) no GP crianças com mais tempo de prática apresentaram mudanças positivas e significativas da pré- para a pós-intervenção no, corrida, galope, corrida lateral, chute e subteste de CO (6) no GP crianças com menos tempo de prática apresentaram mudanças positivas e significativas do pre para ao pos intervenção na corrida, salto horizontal, chute,| arremesso por cima e subteste de LOC e total scores (p<0.05). Conclusão: Os resultados demonstraram que a metodologia usada foi eficaz em promover ganhos motores em habilidades de locomoção e controle de objetos juntamente com a prática da patinação artística.