ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • NICOLINI D. C. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • ZANELLA L. W.
  • VALENTINI N. C.
Palavras-chave: Educação Física, Crianças, Motivação, Docentes

Resumo

Aulas de educação física escolares são essenciais na infância, pois através da prática motora e oportunidades para aprendizagem, as crianças poderão contar com maiores recursos motores para engajar-se em brincadeiras, jogos e atividades físicas que promovam a saúde. O engajamento efetivo nessas atividades, durante a infância, pode influenciar a permanência das crianças em atividades físicas à medida que crescem. Objetivos: verificar o nível de engajamento das crianças nas aulas de educação física, investigar o contexto de desenvolvimento da criança na escola e o comportamento da professora em relação às aulas de educação física escolar. Métodos: Foi empregado nas aulas o clima motivacional orientado para maestria. Essa metodologia destaca o processo de aprendizagem do aluno e não somente no produto final (o movimento em si). Foram observadas e gravadas 16 aulas de educação física de duas turmas de escolas públicas: (1) Ensino Fundamental (n = 15) e (2) Educação Infantil (n =12). Para análise das aulas foi utilizado o System for Observing Fitness Instruction Time. Para a análise dos dados foram utilizadas estatísticas descritivas, Teste-t independente e correlação de Pearson. Resultados: foi possível verificar que: (1) crianças do ensino fundamental (M=22,3 DP=11,4) manifestaram maior comportamento “Engajado Apropriado” (p=0,040) do que as crianças da educação infantil (M=14,6 DP=5,4); (2) crianças do ensino fundamental (M=28,3 DP=6,8) demonstraram maior comportamento “Não engajado-Apoio” (p<0,001) do que as crianças da educação infantil (M=15 DP=5,4); (3) meninas e meninos não apresentaram diferenças significativas no engajamento (p>0,05). As análises de correlação indicaram que o comportamento “Não engajado – apoio” foi correlacionado de forma positiva e significativa com os comportamentos do professor “Promove Aptidão Física” (p=0,003), “Instrução Geral” (p=0,002) e “Observa” (p=0,047). No contexto de aula, o item “Conteúdo Motor” ficou em evidência em relação às outras atividades. O comportamento da professora se destacou no comportamento “Promover Aptidão Física”. Conclusão: A proposta da aula em conjunto com a ação dos professores e com o ambiente pode influenciar o engajamento dos alunos nas aulas de educação física de forma positiva. No presente estudo foi possível observar que mesmo com a oferta de aula e atitude pró-ativa da professora, as crianças mantiveram-se em comportamento não engajado, atuante como apoio. É possível que esse comportamento se justifica pela inserção de um novo modelo de aula e pouca idade das crianças. Nesse sentido, verifica-se a importância do feedback preciso e demonstração constante.

 

Publicado
2018-05-03