HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM MENINAS PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO

  • CHRISTMANN J. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • ZANELLA L. W.
  • VALENTINI N. C.
Palavras-chave: Destreza motora, Dança, Criança, Pré-escolar

Resumo

A dança é uma atividade com grande potencial para o desenvolvimento motor de criança, pois trabalha de forma lúdica habilidades físicas, motoras e sócio-afetivas. O ballet clássico traz em sua técnica estímulos que permitem ao professor trabalhar de forma dinâmica e criativa habilidades como saltar e equilibrar-se sobre um dos pés. No entanto, apesar da longa história e da recente popularidade em relação aos estudos e pesquisa em dança observase uma lacuna no que tange as habilidades motoras associadas. Objetivos: verificar o desempenho em habilidades de locomoção de meninas praticantes de ballet clássico em idade pré-escolar. Métodos: participaram desse estudo 26 meninas em idade pré-escolar distribuídas em (1) grupo ballet composto por 13 alunas (M= 5.33 DP= 1.04) provenientes de uma escola de ballet em Porto Alegre e (2) grupo controle composto por 13 meninas (M= 5.34 DP= 1.08) regularmente matriculadas em escolas públicas e com aulas de educação física duas vezes por semana. O desempenho motor foi avaliado através do subteste de habilidades locomoção do Test of Gross Motor Development – Second Edition. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva, teste U de Mann-Whitney para comparação de grupos, correlação de Spearman e regressão linear. Resultados: A comparação do desempenho motor do grupo ballet foi significativamente maior que a do grupo controle nas habilidades de salto horizontal, corrida lateral, saltito e no total do subteste de locomoção. Na comparação por idade as meninas do grupo ballet apresentaram resultados significativamente superiores na habilidade de saltito aos 4 (p=0.046) e aos 7 anos (p=0.043). Foram observadas correlações entre o desempenho motor e as variáveis “tempo de prática” (r=0.592 p=0.042) e “inserção em outras atividades físicas” (r=0.640 p=0.001), reforçando a importância de atividades variadas aumentando o repertório motor e a proficiência das crianças na execução das habilidades motoras. Conclusão: O ballet mostrou-se eficaz como ferramenta enriquecedora do desenvolvimento motor, pois traz em sua técnica diversos movimentos que permitem a criança explorar o corpo e suas possibilidades.

 

Publicado
2018-05-03