MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA COMPETITIVA DO FUTSAL
Resumo
Em busca de melhores resultados nas competições, muitos treinadores utilizam métodos que desencadeiam a especialização precoce no meio esportivo, desconsiderando o desenvolvimento motor e psicológico de seus alunos. Desta forma, como consequência pode ocorrer o abandono repentino do esporte por parte dos indivíduos inseridos nesta metodologia de ensino. O presente estudo transversal tem como objetivo principal investigar os principais fatores de motivação que levam crianças a praticarem o futsal em uma equipe de competição. A fim de alcançar os objetivos, utilizou-se uma amostra com 15 crianças com idades entre 9 e 11 anos, do gênero masculino participantes de competições de uma escolinha de futsal da cidade de Caxias do Sul - RS. Para coleta de dados, foi aplicado individualmente o Questionário de Motivação composto por 32 itens divididos em 6 categorias: afiliação, desenvolver habilidades, liberar energia, gostar de desafios, sucesso/status e melhorar a aptidão e o Questionário de Motivação Intrínseca composto por uma questão aberta onde se analisou o conteúdo das respostas, classificando-as em duas categorias de motivação, sendo elas causadas por metas de motivação intrínsecas relacionadas a objetivos de tarefa/destreza esportiva e ego/competitividade ou causadas por metas de motivação extrínseca relacionadas a objetivos de aprovação social e recompensas externas. Através da análise dos resultados obtidos na pesquisa, percebe-se que todos os participantes inseridos nas competições praticam o futsal por motivos intrínsecos (tarefa/ destreza esportiva n=14 e ego/competitividade n=1). Nos resultados das subescalas do questionário de motivação as médias encontradas foram: desenvolver habilidades (2,76); melhorar a aptidão física (2,70); gostar de desafios (2,67) e liberar energia (2,27) que são fatores intrínsecos. Afiliação (2,70) e Sucesso/Status (2,43) que são fatores extrínsecos. Conclui-se que os participantes analisados neste estudo praticam a modalidade por motivos internos e relacionados a modalidade. Esses resultados sugerem aos treinadores estratégias de planejamento com treinamentos relevantes aos fatores motivacionais, respeitando as características dos alunos e consequentemente evitando o abandono precoce do esporte.