PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL PEREIRA DOS SANTOS

  • Luiza Catarina Carteri FSG - Universidade da Serra Gaúcha
  • Maristela Teresinha Sartoretto

Resumo

O presente relato tem como proposta inicial narrar a experiência de participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em tempos de pandemia no ponto de vista do bolsista de iniciação à docência. Ao fazer uma integração entre a educação básica da rede pública e a educação superior, o programa dá a oportunidade de licenciandos terem sua primeira vivência na área docente. Dessa forma, todos os alunos impactados pelo programa melhoram seu desempenho escolar e com mais facilidade desenvolvem suas habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Paralelo a isso, o trabalho também possui o objetivo de descrever as condições do ensino público na intenção de alertar sobre a importância de uma educação de qualidade, principalmente àqueles que se encontram em um cenário de maior vulnerabilidade ou são atingidos com mais facilidade pelos problemas sanitários e econômicos do país. Destarte, O PIBID/FSG, com o subprojeto denominado “Práxis lúdica na alfabetização”, ocorreu nas duas turmas de 3º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira dos Santos, cujo plano principal é melhorar a prática da escrita e leitura dos estudantes com atividades de caráter pedagógico, recreativo e relacionado aos conteúdos vistos em aula. Levando em conta os princípios da escola que prezam pela ressignificação da diversidade, as particularidades de cada aluno, as observações feitas sobre a localização da instituição educacional e as situações de cada família que compõe a comunidade escolar, assim como a condição inédita atual, contando com a crise causada pelo novo Coronavírus, as dinâmicas lúdicas foram planejadas: com reuniões mensais que contavam com a presença das bolsistas de iniciação à docência, a bolsista de supervisão da escola e a coordenadora de área, o planejamento das atividades se tornou mais reflexivo, e experiências foram trocadas, tornando assim a participação do programa mais rica e valiosa.

Publicado
2022-07-12
Seção
Ciências Jurídicas e Sociais - Artigo Completo