AS DIFERENTES GERAÇÕES E O AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Resumo
Atualmente no ambiente organizacional são encontradas diversas gerações, que acabam por agir de maneiras distintas na forma e visão que tem sobre o trabalho, o que ocasionalmente gera conflitos. O presente trabalho objetiva discutir sobre o conflito entre gerações dentro do contexto organizacional. A partir de uma breve revisão da literatura de artigos encontrados no Google Acadêmico e Scielo.A gestão de conflitos vêm sendo estudada desde a Escola Tradicional, nas décadas de 1920 e 1940, onde classificavam conflito como algo negativo, prejudicial e que podia ser evitado, tal visão que ao longo dos anos tem se transformado. A combinação das gerações em uma organização pode dificultar a motivação e a produtividade, porém essa mistura pode ser satisfatória se somados os conhecimentos, o que possibilita a criação de um ambiente de trabalho que propicia um aumento da produtividade. É necessário que as empresas se preocupem em reconhecer as causas dos conflitos de geração para desenvolver estratégias de gestão, possibilitando um ambiente organizacional com clima que contribua para relacionamentos saudáveis e bons resultados à organização.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados somente em língua portuguesa.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente. Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.