OCORRÊNCIA DO VÍRUS DE IMUNUDEFICIÊNCIA FELINA (FIV) E VÍRUS DA LEUCEMIA FELINA (FeLV) EM FELINOS SUBMETIDOS A TESTE RÁPIDO EM PORTO ALEGRE
ESTUDO RESTROSPECTIVO
Resumo
Entre as principais doenças que acometem felinos estão a Leucemia Viral Felina (FeLV) e a Imunodeficiência Viral Felina (FIV), ambas são retroviroses capazes de integrar seu material genético ao DNA celular do hospedeiro, causando diversos danos ao animal. Estudos demonstram que existe uma maior incidência dessas doenças em felinos machos, com acesso à rua, não castrados e em idade reprodutiva. Os vírus responsáveis por essas doenças são lábeis no ambiente, sendo necessário o contato direto com as secreções de um animal infectado para que ocorra a contaminação. O presente estudo retrospectivo buscou identificar o número de animais positivos em amostras analisadas em um laboratório de Porto Alegre e região metropolitana, no período de janeiro de 2020 a junho de 2021, e relacionar os dados com as variáveis sexo, idade e raça.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados somente em língua portuguesa.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente. Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.