O DISCURSO PEDAGÓGICO EM CONTEXTO PANDÊMICO

O OLHAR LEITOR À OPACIDADE

  • Fabiola Ponzoni Balzan FSG

Resumo

Neste artigo, problematiza-se a profissão professor exercida na pandemia, tomando-se para análise discursiva pronunciamentos feitos pelas estudantes de um curso de Licenciatura que também exercem a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes de ensino pública e privada. O desenho da pesquisa delineou-se pela perspectiva qualitativa de Minayo, Lüdke e André. O suporte teórico é a Análise de Discurso materialista. Propondo diálogos com a área da Educação, buscou-se significar o professor e a profissão no contexto atual, com fundamentação em autores dessa área, considerando-se, igualmente, as transformações contemporâneas determinadas pelas tecnologias de comunicação. O corpus empírico compreendeu entrevistas semiestruturadas para a constituição do corpus analítico. A análise mostrou efeitos de sentido, apontando para o mesmo e para o diferente em relação ao professor e a sua profissão em contexto pandêmico, além da filiação dos estudantes aos pressupostos teóricos estudados na Licenciatura.

Publicado
2022-07-11
Seção
Saúde e Ciências Agroveterinárias - Artigo Completo