A ATUAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA (TJD) DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE JUDÔ (FGJ), PARA O FORTALECIMENTO DO JUDÔ COMPETITIVO NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O Judô, é uma arte marcial desenvolvida em 1882 por Jigoro Kano, e rapidamente disseminou-se pelo mundo, chegando à sua forma competitiva e também olímpica a partir de 1964. Diante de um cenário de proliferação de competições e necessidade de estabelecimento de regramentos específicos para disciplinar atos ocorridos neste ambiente, surgiram os Tribunais de Justiça Desportiva. Neste sentido, elencou-se o seguinte problema de pesquisa: Em que medida o TJD/FGJ dispõe de instrumentos jurídicos e atuação prática adequadas a auxiliar o fortalecimento do judô competitivo no Rio Grande do Sul? Com uma metodologia analítico-construtivista e uma técnica de pesquisa exploratório-bibliográfica, o estudo foi subdividido em dois tópicos de forma a investigar os mecanismos jurídicos existentes, bem como a composição, competências e atuação prática do TJD/FGJ. Como conclusão, pode-se perceber que o TJD/FGJ tem atuado de forma ampla, aplicando o CBJD, fortalecendo através da disciplina, o judô competitivo no Estado do Rio Grande do Sul.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados somente em língua portuguesa.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente. Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.