PESQUISA EM DESIGN

VERIFICAÇÃO DE POTENCIALIDADES PARA AUXÍLIO DE DEFICIENTES VISUAIS NAS ATIVIDADES FÍSICAS

Resumo

Este artigo é um fragmento do projeto em design, desenvolvido para o trabalho de conclusão do curso de bacharelado em Design do Centro Universitário da Serra Gaúcha. O estudo possui como tema o uso do design na melhoria da prática de atividade física por deficientes visuais. Neste fragmento do estudo, serão apresentadas as pesquisas que foram desenvolvidas com este público com a finalidade de compreender o seu contexto e avaliar de que forma o design poderia contribuir para uma maior independência destes indivíduos. Portanto, o objetivo deste artigo é compreender a forma como o design poderá contribuir a prática de atividade física pelos deficientes visuais. A partir disto, são possíveis alguns recortes mais específicos para o estudo, tais como, compreender o contexto de vida dos deficientes visuais, analisar a relação entre a prática de atividades físicas na rotina do deficiente visual, identificar as limitações deste público na prática de esportes, e aplicar os estudos em design para uma melhoria da pratica esportiva do deficiente visual. A partir das pesquisas desenvolvidas nesta etapa, pretende-se aplicar seus resultados no desenvolvimento de uma possível solução, fazendo o uso das ferramentas do design, que facilite a prática de atividade física aos deficientes visuais.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Reinke, FSG - Faculdade da Serra Gaúcha

Doutorando e Mestre em Processos e Manifestações Culturais, pós-graduando em Modelagem de Vestuário e graduado em Moda. Atuou por 7 anos como assistente em desenvolvimento de produto no Centro de Design. Foi professor convidado para ministrar o módulo de Modelagem Digital no Senac Canoas - RS, foi professor no curso de Graduação em Design da Moda do IPA e hoje é professor nos cursos de Estética e Cosmética, e de Design de Moda na Faculdade da Serra Gaúcha e também atua como Tutor EaD no curso de Bacharelado em Moda da Universidade Feevale.

Publicado
2022-07-12
Seção
Arquitetura, Design e Engenharias - Artigo Completo