O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO COLABORADOR NA ORGANIZAÇÃO

  • Bruna Dal Castel FSG

Resumo

Este artigo fala sobre a processo de socialização organizacional que está relacionado com a maneira que os novos colaboradores são recebidos na organização, o que é muito importante para envolver as pessoas com a empresa. Esse processo se refere à adaptação que o novo colaborador terá dentro de um novo grupo social. A socialização acontece por meio da comunicação e é neste processo que o colaborador desenvolve sua personalidade e adquire novos hábitos e valores perante o grupo que está integrando. A socialização organizacional é a forma como a empresa recebe seus novos colaboradores e os integra e envolve com a sua cultura, trazendo benefícios diversos, como: disseminação da cultura, promoção do relacionamento interpessoal, favorecimento de um melhor desempenho, conhecimento das atividades a serem realizadas e normas da empresa. Neste artigo abordam-se temas como: cultura organizacional, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e o processo de integração do funcionário. 

Publicado
2023-07-18
Seção
I SIMPÓSIO DE CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO (2022-BG)