PRODUTIVIDADE E PERFIL DO OPERADOR

  • Ariane Soares da Rocha Faculdade da Serra Gaucha

Resumo

As vendas à distância no Brasil encontram-se em expansão e emerge como a oportunidade do primeiro emprego formal gerando mais de 65 bilhões (6 % do PIB) em receita e emprega quase 500 mil pessoas, portando o setor de vendas à distância deve ser bem estruturado e planejado, visto que através dos serviços prestados ao cliente por meio deste setor há potencial de tornar-se uma parte de lucratividade expressiva das operações da empresa alcançando resultados consideráveis na retenção de clientes, melhor posição competitiva do core business, aumento da receita de vendas e lucratividade através dos clientes existentes. O objetivo deste trabalho foi apresentar um estudo relacionado ao setor de televendas, a fim de indicar características relacionadas ao perfil do profissional da área, os dias adequados para contatar clientes empresariais e o tempo padrão para chamadas telefônicas, com o intuito de que as empresas de todos os ramos de atividades possam implementar ou organizar a gestão de vendas. Para uma melhor compreensão deste tema foi adotado um método de estudo de caso utilizando uma empresa do ramo moveleiro com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados colaboraram para o aumento da produtividade visto que conhecendo o cliente, os horários disponíveis para o atendimento e definindo o tempo padrão para cada ligação, aumenta-se as chances de obter contatos assertivos.

Publicado
2023-07-19
Seção
I SIMPÓSIO DE CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO (2022-BG)