ESTUDO DE ESTRATÉGIAS DE NEUROMARKETING EM E-COMMERCE

  • JAINE DAMACENO ARAUJO FSG
  • VINICIUS ZANCHET DE LIMA

Resumo

Com o aumento da população no meio virtual, acarretando no constante crescimento do e-commerce, tornou-se necessário o estudo do neuromarketing aplicado a este setor. Visto que para melhorar as vendas de produtos e serviços, se torna necessário a aplicação de melhores estratégias. O presente estudo tem como objetivo avaliar estratégias e ações de neuromarketing aplicadas ao e-commerce. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir de artigos científicos encontrados nas plataformas Google Acadêmico e Scielo, durante os anos de 2000 e 2022. A análise dos dados se deu de forma qualitativa. Pode-se observar que os indivíduos não são sempre racionais e previsíveis em suas escolhas, mesmo que no meio digital. Os aspectos emocionais possuem um importante papel não apenas na percepção das alternativas, mas também na formação das preferências do indivíduo e no processo final de escolha do produto. E, assim como as emoções, os mecanismos de captação das informações, localidades do cérebro acessadas e hormônios estimulados na hora da compra, contribuem para que a tomada de decisão seja algo não trivial. Assim, para melhora dos resultados no aumento de vendas de produtos e serviços, cabe as empresas investirem mais nas estratégias de neuromarketing.

 

Palavras-chave: Neuromarketing; E-commerce; Economia digital.

 

Publicado
2023-07-18
Seção
I SIMPÓSIO DE CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO (2022-BG)