A Revista de Enfermagem da Serra Gaúcha tem por objetivo publicar artigos inéditos que tratem de educação, resultados de pesquisas, ensaios teóricos e relatos de experiências que contribuam para o avanço do conhecimento sobre o tema e fomentem a realização de novos estudos e pesquisas. Os trabalhos enviados à Revista de Enfermagem da Serra Gaúcha deverão obedecer às normas de apresentação de originais definidas pela comissão editorial. 

A Revista de Enfermagem da Serra Gaúcha - RESG é um periódico publicado na versão eletrônica (on-line), com periodicidade anual, organizado e editado pelo curso de Enfermagem da FSG – Centro Universitário, que recebe contribuições científicas inéditas em formato de artigo científico.

 

SUPLEMENTO 2022/2 -  IV Simpósio de Enfermagem da FSG, VI Simpósio de Saúde Materno Infantil e VI Encontro do Processo de Enfermagem

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO:

https://www.sympla.com.br/evento/iv-simposio-de-enfermagem-da-fsg/1713910

 

Acesse o link para fazer download do modelo do resumo:

https://cruzeirodosuledubr0-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/patricia_dallasanta_fsg_edu_br/EYtcVGKqAY1AiS0WRlbJHz0BTYdJlVVwZUXp93jSIuLqWg?e=pH7qsF

 

REGULAMENTO GERAL -  2022/2

 

  1. ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OS TRABALHOS

1.1 Serão aceitos trabalhos, exclusivamente, na forma de resumo simples, com até 250 palavras.

1.2 Resultados de projetos de pesquisa, produzidos por acadêmicos em coautoria com o respectivo orientador.

1.3 Pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

  • 1º Resumos com resultados parciais, que envolvam seres humanos (direta ou indiretamente) deverão apresentar o número do parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) no qual foi aprovado, atendendo as resoluções vigentes do CONEP.
  • 2º Resumos, com resultados parciais de projetos de extensão, não necessitam de aprovação do CEP.

1.4 A indicação de uma orientação formal por parte de um professor ao qual o aluno está vinculado, nos diferentes graus de ensino deverá ser indicada pelo símbolo *, conforme consta no modelo do resumo.

1.5 O título do trabalho deverá ser o mesmo:

  • no resumo;
  • na apresentação;
  • no formulário de submissão online, na plataforma ojs.

1.6 Na plataforma OJS selecionar a sessão Revista de Enfermagem da Serra Gaúcha (https://ojs.fsg.edu.br/index.php/revenferfsg) e informar adequadamente o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), nome(s) do(s) orientador(es), preenchendo cuidadosamente, cada um no campo próprio, no OJS e no documento do word anexado.

  • 1º A emissão dos certificados se dará pelos nomes informados nos documentos anexados, preenchidos pelo autor responsável pela submissão. Portanto, solicita-se todo cuidado no preenchimento, escrita da nominata de autor e coautores.

1.7 Os certificados de participação serão emitidos conforme os dados que constam no formulário de inscrição, cujo preenchimento é de responsabilidade do(s) autor(es) e seu(s) orientador(es).

  • 1º Cada apresentação de trabalho dá direito a um certificado, constando o nome do trabalho apresentado e de todos os autores informados.
  • 2º O certificado será entregue imediatamente após a apresentação do trabalho e, caso o trabalho não seja apresentado, o mesmo não será incluído nos Anais do Evento, assim como, não será entregue o certificado de apresentação.

1.8 A inscrição em todos os dias do evento (mediante confirmação de pagamento) é condição para a submissão do trabalho.

1.9 A submissão deve ocorrer através do site (https://ojs.fsg.edu.br/index.php/revenferfsg) anexando um arquivo em formato .doc, contendo o resumo. O sistema fará este procedimento de forma automática por upload, desde que o arquivo esteja pronto/disponível no seu computador.

1.10 O trabalho a ser publicado no número Suplementar dos Anais do Evento da Revista de Enfermagem da Serra Gaúcha, deve seguir o modelo disponibilizado no anexo I.

  • 1º Cabe ao professor-orientador revisar o texto a ser inscrito no evento.
  • 2º Os trabalhos serão publicados exatamente como forem enviados, sem qualquer modificação.
  • 3º Os textos que não atenderem aos padrões da língua culta poderão ser recusados para publicação.

1.11 A relação dos trabalhos aprovados para apresentação será divulgada até o dia 25 de outubro de 2022, por e-mail.

 2. DA INSCRIÇÃO E DA SUBMISSÃO 

2.1 As submissões de trabalhos podem ser efetuadas até as 23h59 do dia 11 de outubro de 2022, exclusivamente, por meio de formulário eletrônico, disponível no site (https://ojs.fsg.edu.br/index.php/revenferfsg).

2.2 Para a apresentação de trabalhos, pelo menos um dos autores deve estar efetivamente inscrito em todos os dias do evento.

2.3 Cada autor inscrito será responsável pelas informações a serem usadas na divulgação e emissão dos certificados. 

  • 1º O certificado aos apresentadores será entregue após a apresentação do trabalho, no dia do evento.
  • 2º Em caso de necessidade de correção de nomes de autor e/ou co-autores, informados incorretamente, para emissão dos certificados, será gerada uma nova emissão em formato digital e não haverá reimpressão do mesmo.

2.5 A inscrição apenas será confirmada mediante pagamento do boleto bancário (caso opte por essa forma de pagamento) gerado pelo sistema.

2.6 É de responsabilidade do inscrito monitorar as informações oriundas do evento, no seu e-mail, bem como se certificar de que informou o e-mail corretamente.

2.7 Os resumos aceitos para apresentação e, devidamente apresentados no evento, serão divulgados no formato digital no número Suplementar dos Anais do Evento da Revista de Enfermagem da Serra Gaúcha.

2.8 Serão eleitos três trabalhos destaque, para que os mesmos sejam apresentados em forma de apresentação oral.

2.9 O modelo para formatação de resumo encontra-se no Anexo I;

Parágrafo único: Solicita-se que sejam seguidas as normativas determinadas.

 3. DA APRESENTAÇÃO ORAL E DO PÔSTER VIRTUAL

3.1 A apresentação será em formato de pôster virtual

  • 1º O pôster virtual deve, OBRIGATORIAMENTE, ser realizado por meio da plataforma Canva (acessar a plataforma por meio do link: https://www.canva.com, Templates de post para instagram (quadrado).
  • 2º Aos autores dos trabalhos selecionados para essa modalidade de apresentação, será encaminhado um template modelo, para utilização.
  • 3º O poster virtual deverá ser construídos utilizando 7 páginas, distribuidas da seguinte forma: 1) Capa: devem constar as seguintes informações: título do trabalho, nome do(s) autor(es), instituição/serviço de origem do(s) autor(es), 2) Introdução e objetivos; 3) Métodos; 4 e 5) Resultado e Discussão; 6) Conclusão e 7) Referências. Sugere-se na metodologia, a inclusão do número do registro do projeto no CEP, caso seja pesquisa envolvendo seres humanos.
  • 4º O poster virtual (7 páginas) deverá ser encaminhado à comissão organizadora, até a data 01 de novembro de 2022, por meio do e-mail: eventoenfermagemfsg@gmail.com
  • 5º Os posteres virtuais serão postados das redes sociais do Diretório Acadêmico de Enfermagem da FSG, no dia 04 de novembro de 2022.

3.2 Trabalhos selecionados para apresentação oral:

  • 1º Os autores selecionados para apresentação oral terão 15 m para exposição.
  • 2º A apresentação ocorrerá às 09h, do dia 05 de novembro de 2022, conforme programação do evento, no palco principal.
  • 3º Para padronização das apresentações será permitido apenas um apresentador por trabalho inscrito.
  • 4º O material necessário para a apresentação deve estar em pendrive, sendo recomendável que o autor faça um teste do material antes das apresentações, portanto solicita-se que estejam na cabine técnica com antecedência.
  • 5º Não é exigido um padrão obrigatório do evento (modelo de power point) para as apresentações orais. Porém, sugere-se que sejam incluídos logotipos das instituições promotoras do evento no material.

 4. PREMIAÇÃO

4.1 Haverá premiação do melhor trabalho apresentado oralmente e do poster virtual mais curtido nas redes sociais do Diretório Acadêmico de Enfermagem.

 5. DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1 A logística para organizar espaço físico e avaliadores impede a comissão organizadora de fazer qualquer alteração na programação.

5.2 Caso algum autor tenha problema que o impeça de comparecer à apresentação, qualquer outro membro coautor do trabalho, que esteja inscrito no evento, poderá apresentar.

5.3 Dúvidas devem ser encaminhadas unicamente por e-mail eventoenfermagemfsg@gmail.com. Não serão atendidas solicitações, ou reclamações por telefone.

 6. CLÁUSULA DE RESERVA

A Comissão organizadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Regulamento.

Caxias do Sul, 09 de setembro de 2022.

Comissão Organizadora

Subcomissão Científica