Embalagem do Chocolate do Parke: o emprego da Análise View na identificação de oportunidades de design (p.35-48)

  • Luísa Brockmann Vanassi Faculdade da Serra Gaúcha
  • Gabriel Bergmann Borges Vieira Faculdade da Serra Gaúcha
  • Rodrigo Fernandes Pissetti

Resumo

O chocolate é um produto muito consumido no Brasil e no mundo. No cenário nacional, as marcas e produtoras de chocolate lutam contra uma forte concorrência, principalmente na região de Gramado, no Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a Chocolate Do Parke se depara com uma grande dificuldade de comercialização no varejo em devido à baixa difusão da marca e o alto preço comparado às concorrentes de gôndola. Este trabalho apresenta o emprego da análise VIEW (visibilidade, informações, apelo emocional e funcionalidade) para identificação de oportunidades de melhoria no design da embalagem de chocolate da marca. Os estudos foram realizados através de referencial teórico, registros fotográficos e pesquisa de campo. Como resultado, é apresentada uma proposta de nova embalagem com o objetivo de ampliar a visibilidade na gôndola, o apelo emocional – focando na regionalidade do produto e, também, possibilitando a agregação de valor por meio de um produto premium.

Biografia do Autor

Luísa Brockmann Vanassi, Faculdade da Serra Gaúcha
Gabriel Bergmann Borges Vieira, Faculdade da Serra Gaúcha
Rodrigo Fernandes Pissetti
Publicado
2014-08-29
Seção
Artigos