A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL E SEUS EFEITOS NA VALORIZAÇÃO DA MARCA NAS INDÚSTRIAS MOVELEIRAS NO BRASIL

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Vinicius Zanchet de Lima FSG Centro Universitário
  • Thayslaine Nascimento Morais FSC CENTRO UNIVERSITÁRIO

Resumo

As manifestações populares e o apelo de ambientalistas surtiram efeitos consideráveis na sociedade nos últimos anos e as organizações pressionadas pelos consumidores, passaram a adotar modelos de produção sustentáveis atrelados ao desenvolvimento econômico e à preservação ambiental. Neste contexto, as certificações passaram a se tornar um diferencial competitivo para as organizações no Brasil e no mundo. O Brasil é conhecido como um dos maiores produtores de móveis na esfera global e o maior da América Latina. Desse modo, através da metodologia de pesquisa bibliográfica, buscou-se relacionar as principais ideias e concepções de renomados autores que contribuíram notavelmente para a compreensão do tema exposto. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em sintetizar as principais implicações das certificações ambientais no processo de valorização da marca nas indústrias moveleiras do Brasil e, consequentemente, busca-se destacar a importância das certificações ISO 14001 e FSC e suas contribuições mercadológicas para o setor moveleiro nacional. O método utilizado foi bibliográfico, com pesquisas em periódicos, trabalhos acadêmicos científicos, livros etc. Os principais resultados demonstraram que a adoção das certificações ambientais pelas indústrias moveleiras do Brasil promovem a valorização do setor frente ao mercado internacional, aumenta a visibilidade das organizações no âmbito global e favorecem o sucesso empresarial das organizações, pois ao promoverem a valorização da marca frente ao mercado, elevam a reputação e a imagem da empresa frente aos consumidores.

Biografia do Autor

Vinicius Zanchet de Lima, FSG Centro Universitário

Doutor em Administração na Universidade de Caxias do Sul, Bolsista PROSUP/ CAPES (2019). Mestre em
Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Bacharel em Administração com linha de formação
específica em Marketing (2013). Curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais (2014). Bacharel em ciências
Contábeis, em andamento (início 2016). Integrante do GPEM - Grupo de Pesquisa em Estratégia e Mercado
(cadastrado junto ao CNPq). Publicações internacionais em periódicos como, por exemplo: Journal of Retailing and
Consumer Services e Journal of Marketing Communications. Avaliador para Agência de Fomento como, por exemplo:
UERGS e de periódicos como, por exemplo: International Journal of Industrial Marketing, Academy of
Entrepreneurship Journal, Academy of Marketing Studies Journal, Academy of Strategic Management Journal e
journal of public administration and governance. Membro do corpo editorial do Periódico journal of public
administration and governance (Las Vegas, Nevada United States), classificada 11° no rank de revistas
internacionais de open access de administração. Elaborador de itens do processo de construção do Exame Nacional
de Desempenho dos Estudantes, Enade 2018. Interesse em pesquisa nas áreas de marketing de relacionamento e
comportamento do consumidor.

Thayslaine Nascimento Morais, FSC CENTRO UNIVERSITÁRIO

Graduanda do curso de Administração pelo Centro Universitário (FSG)

Publicado
2021-07-26
Seção
Gestão Ambiental Pública e Privada: gestão ambiental, certificações ambientais, avaliação de impactos resultantes ...