ÉTICA E BIOÉTICA

REVISÃO DA LITERATURA

  • Mariana Kathleen Costa FSG- CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA
  • Leonardo Constante Aver FSG- CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA
  • Rosana Pinheiro Lunelli FSG- CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA

Resumo

INTRODUÇÃO: A Bioética pode ser compreendida como “o estudo sistemático de caráter multidisciplinar, da conduta humana na área das ciências da vida e da saúde, na medida em que esta atuação é examinada à luz dos valores e princípios morais. A ética desempenha-se com o ser humano e pretende a sua perfeição por meio do estudo dos conflitos entre o bem e o mal, que se refletem sobre o agir humano e suas finalidades. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é descrever os achados presentes na literatura científica acerca da atuação da enfermagem no processo de ética e bioética MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de literatura, cujos artigos selecionados foram encontrados na base de dados Scielo. A busca ocorreu através do idioma português. Os termos utilizados para a pesquisa foram “ética e bioética”, totalizando 15 artigos encontrados, sendo selecionados 5 para compor a estrutura do trabalho. O corte temporal adotado foi de artigos publicados entre os anos 2019 e 2022 e o período de busca compreendeu o mês de março de 2023. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O comportamento ético em atividades de saúde não se limita ao indivíduo, devendo ter também, um enfoque de responsabilidade social e ampliação dos direitos da cidadania, uma vez que sem cidadania não há saúde. A enfermagem, em seu contexto histórico, passou por diferentes momentos, desde enfermeiras que eram treinadas na prática a cuidar dos pacientes, desenvolvendo comportamento baseado em normas, com o mínimo de preparação teórica em seu trabalho, até evoluir para uma busca de conhecimento sistemático, técnico e científico. Atualmente, novas tecnologias apontam a formação de enfermeiros cada vez mais críticos e comprometidos com o ambiente de trabalho, movidos por atitudes e, principalmente, autonomia. CONCLUSÃO: A literatura no campo da enfermagem com enfoque bioético tem crescido ao longo do tempo. O estudo da produção do conhecimento em enfermagem e bioética, sem dúvida, é de extrema importância, visto que proporciona ampla visão para seleção de fontes bibliográficas pertinentes e atualizadas, o que contribui para tornar os enfermeiros mais reflexivos, conscientes e embasados em princípios éticos e morais durante o exercício da profissão.

 

REFERÊNCIAS

BORGES, Grasiely Faccin. Enfoque bioético: produção do conhecimento em enfermagem no Brasil. Revistea Bioética, Bahia, v. 30, n. 3, p. 1-9, set. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/gSHNvh7TMJRQ66rjWtQH68K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2023.

KOERICH, Magda Santos. Ética e bioética: para dar início à reflexão. Scielo, Santa Catarina, p. 1-5, 14 dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/NrCmm4mctRnGGNpf5dMfbCz/?lang=pt#. Acesso em: 22 abr. 2023.

PEREIRA, Márcia dos Santos. Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética. Revista Bioética, Minas Gerais, v. 39, n. 4, p. 1-9, dez. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/X3qmx6Q6DMSrQmd3Bj37M6B/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2023.

 

Publicado
2023-08-14